sexta-feira, 29 de abril de 2011

Alunos e Professores enfrentam dificuldades em sala de aula. Tema para discussão dos alunos da 7ª série ,através da reportagem do Programa Profissão Repórter


A difícil missão de professores na busca do ensino.
O que fazer para a construção de um país onde a educação seja a prioridade, e não apenas um passar de tempo. 
Porque tanta violência gratuita contra pessoas que buscam ajudar no crescimento e transformação dos alunos deste país. 

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Filme "Coach Carter" - Treino Para a Vida. Discussão sobre temas importantes do filme.

Liderança: O objetivo principal era conduzir seus alunos a vitória, não esportiva, mas sim de um futuro promissor através dos estudos.

 Trabalho em Equipe: A união transforma situações adversas, em provas menos difíceis.
 Nem sempre a vitória é tudo:  O grande vencedor é aquele que sabe perder.
Respeito: Respeitar para ser respeitado.
 Educação: Saber que antes de qualquer coisa, inclusive do esporte, a educação é o que verdadeiramente transforma o homem.
As vitórias do esporte devem também ser transformadas em vitórias na vida futura.

O Filme

A Richmond High School tem um dos piores times de basquete da liga estudantil estadual. Raramente seu time obtém alguma vitória e, nunca conseguiu chegar as fases finais dos torneios locais. Seus jogadores se contentam em apenas fazer algumas jogadas de efeito e, eventualmente, conquistar alguma vitória e dessa forma justificar a sua vida de esportistas.
Os resultados escolares também são lastimáveis e não se referem exclusivamente ao rendimento dos atletas do time de basquete. Poucos são os estudantes dessa escola que conseguem chegar à universidade, muitos desistem até mesmo de completar o Ensino Médio (High School) e a incidência de jovens da comunidade no mundo do crime é bastante alta.
Quando a escola acerta a contratação de um novo treinador para sua equipe de basquete pensando na próxima temporada não imagina que sua chegada vai mexer muito com os brios do time e também com o próprio conceito de escola que a comunidade tem. A maioria das pessoas acredita que treinadores e professores de educação física devem se preocupar apenas com a parte atlética da formação de seus pupilos, não é?
Ken Carter (Samuel L. Jackson), o novo treinador, não pensa dessa forma. Desde o princípio aplica métodos ortodoxos de trabalho visando dar a seus jovens o máximo de disciplina para conseguir nos jogos os resultados que todos gostariam de atingir. Além disso, diferentemente de outros vitoriosos treinadores, Carter defende a tese de que as vitórias do esporte devem também ser transformadas em vitórias na vida futura.
De que valem os troféus que enfeitam os corredores das escolas se depois de tudo isso esses “vitoriosos” atletas não conseguirem diplomas, formação universitária, trabalho, estabilidade, decência e respeitabilidade? Partindo dessa premissa, Carter desafia a comunidade e, mesmo diante de uma excepcional campanha de sua equipe, tranca o ginásio ao mesmo tempo em que cancela jogos para exigir melhor rendimento acadêmico de seus jogadores.
Afinal de contas, como aprendemos com o velho chavão latino, a completude e a harmonia nos seres humanos se dão a partir do momento em que temos o corpo são e a mente também...

Aos Professores:


1- Sempre acreditei que o esporte complementa a formação humana. É através da prática de esportes que aprendemos a trabalhar melhor em equipe; é nas competições que percebemos nossas forças e limitações; é pelos treinamentos duros e contínuos que concebemos em nós mesmos a disciplina e a responsabilidade. Fui atleta durante muitos anos e acredito que as escolas brasileiras deveriam implementar escolinhas e equipes que participassem de torneios regionais e estaduais para motivar as crianças, adolescentes e jovens. Vejo com grande frustração que nossas universidades pouco ou nada investem no esporte. Dessas iniciativas brotariam não só os grandes campeões do basquete, vôlei, atletismo, natação ou futebol (entre outros fantásticos esportes), mas principalmente alunos e futuros cidadãos mais conscientes, sérios, disciplinados e vitoriosos...
2- Tenho viva em minha memória uma afirmação feita por um colega professor de educação física que me disse estar surpreso com a falta de disposição para os esportes entre as crianças e jovens da atual geração de brasileiros. Dizia esse professor que seus alunos dedicam a maior parte de suas energias a jogos eletrônicos e computadores e que as bolas, raquetes e calçados esportivos foram verdadeiramente relegados a segundo ou terceiro plano... O que podemos fazer em relação a isso? Como superar essa inércia? De que forma estabelecer práticas mais saudáveis de vida para nossos filhos e alunos? Devem ser estabelecidos limites ao uso de computadores, Internet ou televisão? Traga esses dilemas ao debate em sua escola. Conversem com os professores, a direção, a comunidade. Temos que orientar melhor os nossos alunos e filhos...
3- Outro indício forte de que precisamos investir mais em esporte refere-se ao alto índice de obesidade entre as crianças, adolescentes e jovens brasileiros. Não basta patrocinar dietas e utilizar remédios para tentar resolver esse problema sério de saúde pública. Temos que reeducar nossas crianças quanto a alimentação cotidiana e, necessariamente, fazer com que eles pratiquem atividades físicas de modo regular. Que tal conversar sobre isso na escola para motivar o surgimento de treinamentos e exercícios mais constantes?

"Nosso medo mais profundo não é sermos incapazes. Nosso medo mais profundo é termos poder demais. É nossa luz, não a nossa escuridão que mais nos assusta. Jogar pouco não agrada ao mundo. Não há nada de luminoso em se diminuir para que outras pessoas não se sintam inseguras à sua volta. Fomos todos feitos para brilhar, como as crianças. E isto não está em alguns de nós, está em todos. E ao deixarmos nossa própria luz brilhar inconscientemente permitimos que outros façam o mesmo E já que nos livramos de nosso próprio medo nossa presença automaticamente libera os outros.







Fonte: 
http://www.planetaeducacao.com.br/
Professor Anderson Silva

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Causas da Violência Escolar

As causas do bullying podem estar nos modelos educativos a que são expostas as crianças. Em seu artigo intitulado Bullying: um medo de morte, a psicóloga e jornalista Henar L. Senovilla, afirma que as causas que podem fazer aparecer a agressão são incalculáveis, tanto nas formas em que se manifestam como nos prejuízos que ocasionam. Em geral as causas ou fatores que o provocam podem ser pessoais, familiares e escolares.
No lado pessoal, o agressor se vê superior. Bem porque conta com o apoio de cúmplices, ou porque a vítima se trata de alguém com muito pouca capacidade de responder às agressões. O agressor quer ver que a vítima sinta-se mal.

Violência na Família

No terreno familiar, a origem da violência nos rapazes pode estar na ausência de um pai ou pela presença de um pai violento. Essa situação pode gerar um comportamento agressivo nas crianças e levá-las à violência quando adolescentes. Além disso, as tensões matrimoniais, a situação sócio-econômica ou a má organização do lar, também podem contribuir para que as crianças tenham uma conduta agressiva.

Violência no Colégio

O bullying pode se dar em qualquer tipo de colégio, público ou privado, mas segundo alguns especialistas, quanto maior é o centro educacional, maior o risco de que haja agressão escolar. Claro que a isso tem que somar a falta de controle físico e de vigilância. Nos corredores deve haver sempre alguém, professores ou monitores, para atender e inspecionar aos alunos. Além disso, o tratamento que se dá aos alunos é muito importante. A falta de respeito, a humilhação, ameaças ou a exclusão entre os professores e alunos levam a um clima de violência e situações de agressividade. O colégio não deve limitar-se somente a ensinar, mas deve funcionar como um gerador de comportamentos sociais.
Em resumo, as causas do bullying podem residir nos modelos educativos a que são expostas as crianças, na ausência de valores, de limites, de regras de convivência; em receber punição ou castigo através de violência ou intimidação e a aprender a resolver os problemas e as dificuldades com a violência. Quando uma criança está exposta constantemente a essas situações, acaba registrando automaticamente tudo em sua memória, passando a exteriorizá-las quando encontra oportunidade. Para a criança que pratica o bullying, a violencia é apenas um instrumento de intimidação. Para ele, sua atuação é correta e portanto, não se auto-condena, o que não quer dizer que não sofra por isso.
As conseqüências do Bullying ( 2 Videos)



Continuando a Campanha por uma escola limpa.

Essa campanha visa conscientizar os nossos alunos a viver em um ambiente limpo e saudável.

Imagem da sala de Informática: Dia 13/04/2011

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Trabalho em Equipe, sempre


HINO NACIONAL BRASILEIRO


Hino Nacional Brasileiro
Primeira Parte
Segunda Parte
I
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido,
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.

Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.

Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo
És mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
II
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!

Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores,
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores". (*)

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
- Paz no futuro e glória no passado.

Mas se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo
És mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

Dia 14 de Abril : Dia do Hino Nacional Brasileiro

Hoje é o dia do Hino Nacional Brasileiro A música do Hino Nacional do Brasil foi composta em 1822 pelo regente e criador do império Conservatório de Música, Francisco Manoel da Silva, com o objetivo de comemorar a independência do país, que durante os meses seguintes tornou-se muito popular recebendo duas letras. A primeira quando Dom Pedro I abdicou ao trono e a segunda quando Dom Pedro II foi coroado. Porém ambas as versões acabaram caindo no esquecimento. 

Após a Proclamação da republica em 1889 foi realizado um concurso para a escolha de um novo Hino Nacional, mas a música escolhida “Liberdade, liberdade abre as asas sobre nós” foi hostilizada pelo público e pelo próprio Marechal Deodoro da Fonseca. Que o oficializou como Hino da Proclamação da Republica, permanecendo assim a letra de Francisco Manoel da Silva como Hino Oficial. 

Em 1909 foi realizado um novo concurso para escolher a letra que melhor se adaptasse ao Hino, e o professor, jornalista e poeta Joaquim Osório Duque Estrada elaborador, foi o vencedor. 

Em 1922 foi declarado Oficial pelo Presidente Epitácio Pessoa e permanece até os dias de hoje sobre o decreto 171, de 20 de janeiro de 1890, assinado pelo então Presidente da República Marechal Deodoro da Fonseca, pelo decreto Nº. 15.671 de 6 de setembro de 1922. 

O Hino Nacional Brasileiro é considerado um dos hinos mais longos, além de estar entre os primeiros hinos considerados mais bonitos do mundo. Sua execução é permitida na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas de caráter patriótico e antes de eventos esportivos nacionais e internacionais. Na simples execução instrumental, a música é representada integralmente, sem repetição, na totalidade original de “si bemol maior”. Quando o hino é também cantado, a música é executada na tonalidade de “fá maior”. 

O presidente Francisco Inácio Lula da Silva criou um decreto sob o n.º 4.835, assinado no dia 7 de setembro de 2003 , esse ato incentiva o hasteamanto da bandeira com execução semanalmente do hino nas escolas públicas de educação básica. O que se observa, de um modo geral, é que a maioria dos brasileiros não tem conhecimento da letra do hino nacional. Com essa atitude o presidente Lula procura contribuir para que o nosso tão estimado hino não caia no esquecimento de nós brasileiros. 




Significado

Eis o significado dos termos usados na letra do Hino:
  • Margens plácidas - "Plácida" significa serena, calma.
  • Ipiranga - É o riacho junto ao qual D. Pedro I teria proclamado a independência.
  • Brado retumbante - Grito forte que provoca eco.
  • Penhor - Usado de maneira metafórica (figurada). "penhor desta igualdade" é a garantia, a segurança de que haverá liberdade.
  • Imagem do Cruzeiro resplandece - O "Cruzeiro" é a constelação do Cruzeiro do Sul que resplandece (brilha) no céu.
  • Impávido colosso - "Colosso" é o nome de uma estátua de enormes dimensões. Estar "impávido" é estar tranqüilo, calmo.
  • Mãe gentil - A "mãe gentil" é a pátria. Um país que ama e defende seus "filhos" (os brasileiros) como qualquer mãe.
  • Fulguras - do verbo fulgurar (reluzir, brilhar).
  • Florão - "Florão" é um ornato em forma de flor usado nas abóbadas de construções grandiosas. O Brasil seria o ponto mais importante e vistoso da América.
  • Garrida - Enfeitada. Que chama a atenção pela beleza.
  • Lábaro - Sinônimo de bandeira. "Lábaro" era um antigo estandarte usado pelos romanos.
  • Clava forte - Clava é um grande porrete, usado no combate corpo-a-corpo. No verso, significa mobilizar um exército, entrar em guerra.


  • Ficheiro:Flag of Brazil.svg


    • sexta-feira, 8 de abril de 2011

      O que esta acontecendo, porque tanta violência?



      Rio: homem invade escola, mata alunos e se suicida


      A instituição está localizada na rua General Bernardino de Matos  Foto: EFE

      Menina segura flor durante velório de Larissa dos Santos, 13 anos, morta na quinta-feira por um jovem que invadiu uma escola no Rio de Janeiro e abriu fogo contra os alunos  Foto: Antonio Lacerda/EFE

      Menina segura flor durante velório de Larissa dos Santos, 13 anos, morta na quinta-feira por um jovem que invadiu uma escola no Rio de Janeiro e abriu fogo contra os alunos

      Atentado

      Um homem matou pelo menos 12 estudantes a tiros ao invadir a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, na manhã do dia 7 de abril. Wellington Menezes de Oliveira, 24 anos, era ex-aluno da instituição de ensino e se suicidou logo após o atentado. Segundo a polícia, o atirador portava duas armas e utilizava pelo menos 10 dispositivos para recarregar os revólveres rapidamente. As vítimas tinham entre 12 e 14 anos. Outras 18 ficaram feridas.
      A escola Municipal Tasso da Silveira amanheceu com flores, velas e cruzes com nomes dos mortos, em homenagens às vítimas  Foto: Guto Maia/Futura Press

      quarta-feira, 6 de abril de 2011

      Os jovens e a Informática

      A relação do jovem com a Informática é muito presente nos dias atuais, e bastante diversificada. Cabe advertir que a Informática pode servir para o bem ou para o mal. Pode ser boa, quando a utilizamos para nos informar, divertir e/ou trabalhar. Pode ser ruim, quando usada para criar e difundir programas e códigos maliciosos (vírus e spywares), semear o ódio, fazer apologia(as) a preconceitos, etc.
      Os jovens do século XXI possuem cada vez mais acesso à Internet, por exemplo. Em casa, em lan houses, na escola, nas Estações Digitais . Ou seja, existem inúmeros pontos onde a Internet, e consequentemente a Informática, está em contato com o público juvenil.
      A maioria dos jovens brasileiros, que usam a rede mundial de computadores tem como objetivo principal a visualização de sites de entretenimento, tais como: Orkut, MSN, blogs, fotologs, jogos on-line e salas debate-papo (chat). São boas opções para o divertimento, mas a Internet tem muito mais a oferecer.



      Sendo assim, pode-se dizer também que a juventude está muito bem relacionada entre si e por isso deve-se avaliar com responsabilidade as questões de segurança e direitos autorais na “grande rede”. Enfim, a Internet tornou-se para os jovens uma forma lazer e um meio de produzir os trabalhos da escola ou faculdade, de forma mais rápida, fácil e prática.

      Mantenha a sala limpa



      Manter a sala de aula limpa, além de educado, também é uma questão de higiene. Preservar seu ambiente escolar mostra a conscientização do aluno na preservação do meio ambiente, que é imprescindível para a preservação da espécie humana.



      sexta-feira, 1 de abril de 2011

      TEMA PARA DEBATE 6ª A - DROGAS E ENTORPECENTES







      DROGAS

      Droga (do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, "seco, coisa seca"), narcóticoentorpecente ou estupefaciente são termos que denominam substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos.
      Droga, em seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias, que pode ir desde o carvão à aspirina. Contudo, há um uso corrente mais restritivo do termo (surgido após quase um século de repressão ao uso de certas substâncias), remetendo a qualquer produto alucinógeno (ácido lisérgicomescalina etc.) que leve à dependência química e, por extensão, a qualquer substância ou produto tóxico (tal como o fumoálcool etc.) de uso excessivo, sendo um sinônimo assim para entorpecentes.

      TEMA PARA DEBATE 7ª B - BULIMIA E ANOREXIA

      Ilustração Martha Werneck Bulimia e anorexia são doenças ligadas à alimentação. As duas podem levar à morte. Nos dois casos, a pessoa desenvolve horror a engordar e se acha gorda, mesmo quando o mais honesto dos seus amigos lhe garante que ela não está.
      Bulimia e anorexia são doenças que acontecem mais em mulheres jovens - mas nada impede que elas surjam em qualquer outro tipo de pessoa. Embora elas sejam mais comuns em adolescentes, já aparecem em meninas de11 anos de idade.
      Pessoas famosas como a cantora Karen Carpenter, Terri Schiavo e Ana Carolina Reston morreram por causa da doença.
      Anorexia
      A anorexia nervosa é uma doença alimentar. Nesse caso, a pessoa se alimenta o mínimo possível, porque acha que está gorda (mesmo quando seus ossos já estão todos à mostra!).
      A anorexia nervosa surge mais em meninas jovens. Uma menina com anorexia tem, segundo pesquisas médicas, 10%, de chance de morrer. Alguns sintomas da anorexia:
      • rápida perda de peso
      • parada do ciclo menstrual (o nome médico disso é amenorréia)
      • depressão, ansiedade, irritação
      • desnutrição
      • desidratação
      • pele seca
      • dores de cabeça
      • pressão arterial baixa
      • cor roxa nas extremidades
      • anemia
      • redução da massa muscular
      • letargia (ou seja, muito cansaço)
      • a pessoa não tolera o frio
      • ossos fracos (nome médico: osteoporose)
      • infertilidade (a moça pode não conseguir ter filhos - mas acontece apenas nos piores casos de anorexia)
      • ataque do coração
      Bulimia
      A bulimia nervosa é uma doença relacionada à alimentação (um "transtorno alimentar", no vocabulário dos médicos).
      Na bulimia, a pessoa come muito (parece que está com muita, muita fome). Depois, ela sente culpa porque acha que com toda essa comida, ganhou peso. Aí, ela provoca o vômito, toma laxativos ou diuréticos (remédios que soltam o intestino e que aumentam a produção de pipi), tudo para tentar se "limpar" do aumento de peso. Uma pessoa bulímica pode também fazer exercícios físicos exageradamente, com o mesmo objetivo.
      Esse comportamento de comer muito e depois vomitar não acontece todos os dias da vida do bulímico e, sim, de duas a três vezes por semana, mais ou menos. Em geral, o doente come escondido dos outros, guarda comida em baixo da cama, essas coisas.
      Como o bulímico fica sempre nesse processo de comer e por para fora, na bulimia a pessoa não perde peso. Por isso, tanto a família quanto os médicos têm mais dificuldade em descobrir a doença.
      Alguns sintomas
      Uma pessoa com bulimia terá várias complicações de saúde, como:
      • inflamação na garganta (de tanto forçar o vômito)
      • rosto inchado e dolorido (porque as glândulas da saliva incham)
      • muitas cáries nos dentes (os dentes vão ficando horríveis)
      • desidratação, dores nos músculos e câimbras
      • sangramento do esôfago
      • prisão de ventre crônica
      • hemorróidas
      • rompimento do estômago
      • problemas no coração
      Em geral, os bulímicos são pessoas depressivas, que se sentem inferiores aos outros. Muitas vezes, a pessoa com bulimia sabe que tem um problema, mas não consegue controlar a doença e a esconde, com vergonha.
      Tratamentos
      Uma pessoa com bulimia ou com anorexia tem uma doença grave, que deve ser tratada antes que o pior aconteça. Os jornais brasileiros já publicaram vários casos de meninas jovens que, infelizmente, acabaram morrendo por sofrer dessas doenças.
      Uma menina com bulimia será tratada por um médico, que fará exames e receitará remédios para ela. Mas ela também terá que fazer terapia, com um psiquiatra ou um psicoterapeuta. O indicado é que até a família do doente faça terapia, porque o apoio dos pais, irmãos etc. é muito importante para a cura. Só assim, lentamente, o doente bulímico poderá deixar a doença para trás.
      A pessoa que sofre de anorexia irá se tratar com psicoterapia e o acompanhamento de um médico e até de um nutricionista.
      Embora algumas meninas se recuperem sozinhas depois de um caso único de anorexia, a maioria poderá ter problemas muito sérios.
      O mais importante, sempre, é a família estar sempre atenta e contatar um médico de confiança em caso de suspeita de qualquer uma das doenças.