segunda-feira, 21 de março de 2011

O Primeiro Presidente Negro dos Estados Unidos, passou pelo Brasil.




O principal compromisso de Obama foi um pronunciamento ao povo brasileiro. O local escolhido para o discurso foi o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Artistas e políticos foram convidados para a cerimônia. Na lista, os atores Lázaro Ramos e Taís Araújo, a cantora Alcione e a ex-senadora Marina Silva (PV-AC).
Informal, o presidente dos Estados Unidos começou o discurso saudando o público com um português com sotaque: "Alô, cidade maravilhosa!", disse, aplaudido. Também falou de futebol e citou o cantor Jorge Ben Jor e o escritor Paulo Coelho.
Em seguida, pregou uma relação de igualdade entre Brasil e EUA. Disse que os dois países não devem ser parceiros "sênior" e "júnior", mas "parceiros iguais".
Enquanto Obama discursava, manifestantes, desde bolivarianos a trabalhadores sem teto, protestavam na Cinelândia, isolados a cerca de cem metros da entrada do teatro. Sem conseguir acompanhar o discurso, eles vaiaram quando os primeiros convidados começaram a sair.
Na véspera, um protesto teve desfecho violento em frente ao Consulado dos Estados Unidos, com bombas de efeito moral e quinze pessoas presas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário